Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Eu sou Apenas um rapaz Latino Americano, sem dinheiro no banco nem parentes importantes e vindo do interior. Estudante de Pedagogia do quarto semestre na UFBA, que anseia por conhecimento e deseja ser um educador competente, a fim de contribuir na transformação ou até mesmo na manutenção da CONDIÇÃO HUMANA!!!!

Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

"O que é preciso aprender não pode mais ser planejado nem precisamente definido com antecedência"

" O que é preciso aprender não pode mais ser planejado nem precisamente definido com antecedência"(p.158)

Essa fala de Pierre Lévy em seu trabalho sobre Cibercultura me deixa com uma enorme inquietação, a qual gostaria refletissem e problematizem comigo. Será mesmo que alguma coisa pode ser bem executada se não há planejamento? Até mesmo o aprender?
Mesmo entendendo que existe a necessidade do surgimento de novas formas de aprender e conhecer, me parece um pouco paradigmático essa questão de "aprender sem planejamento". Não estou dizendo com isso que devemos reproduzir os métodos tradicionalistas de aprendizagem, até mesmo porque, não é mais cabível dentro da "sociedade do conhecimento". Diante disto, espero a colaboração de vocês numa discussão "saborosa" sobre tal temática.


Mário Sérgio M. Souza
Referência Bibliográfica:

Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999.

2 comentários:

vanessa caroline disse...

Planejamento sim,para que possamos aprender algo o planejamento é essencial.Pois temos que partir de um ponto para que caminhe essa construção do aprendizado. Porém é um planejamento que não se pode ser,fechado por completo definido, até mesmo para ter a possibilidade de acompanhar o processo levando em consideração aos sujeitos participantes. Por isso "(...)planejado nem precisamente definido com antecedência".

Renata disse...

Tudo que fazemos deve ser bem planejado porém de acordo com Pierre Lévy, devemos levar em consideração o que outro sabe e assim compartilharmos o assunto.Para assim instruir o aluno da melhor forma que foi planejado.